F.A.Q - Perguntas Frequentes

Banner

Medicamentos manipulados

O medicamento manipulado é preparado seguindo a prescrição médica. O produto manipulado é prescrito pelo médico na quantidade e dosagem exatas para seu tratamento, portanto não há sobras nem desperdício.

O medicamento manipulado pode ser natural ou sintético. O que difere os dois e a origem da matéria prima, podendo ser respectivamente, extraída de recursos naturais ou desenvolvida em laboratório.

 

Não há estudos que comprovem que o medicamento manipulado tem menos efeitos colaterais. O medicamento manipulado é personalizado, na dose específica para cada paciente.

 

 

O medicamento manipulado é feito com a mesma substância ativa do remédio de marca. A diferença está no fato de que esse produto é desenvolvido na farmácia magistral e não em escala industrial. Por isso, o medicamento comprado na farmácia  que possui boas práticas de manipulação possui o mesmo resultado que o medicamento industrializado.

Existem hoje diversas certificações de qualidade para as farmácias de manipulação. O consumidor deve ficar atento a farmácia antes de efetuar a compra. A Farmácia de manipulação magistral segue normas de Boas Práticas de manipulação determinadas pelo ministério da saúde (ANVISA). A qualidade das matérias primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controlados e padronizados.ão possui o mesmo resultado que o medicamento industrializado.

De certa forma sim, pois o paciente toma um medicamento com seu nome, posologia e informações de segurança, evitando riscos de troca ou de consumo errado por outras pessoas. A farmácia atende a necessidade individual e diferenciada de cada paciente por isso é muito seguro.

O prazo de validade de cada medicamento corresponde ao período de tratamento para o qual foi manipulado, considerando a posologia indicada. Portanto, o medicamento não deve ser utilizado após seu vencimento, uma vez que os ativos terão os efeitos assegurados até a data de validade especificada no rótulo.

Na maioria dos casos sim, a farmácia de manipulação tem condições de atender a população com medicamentos mais baratos. Além de ser um estabelecimento de saúde com farmacêutico presente durante todo o horário de funcionamento para atender suas dúvidas.

O medicamento manipulado não tem bula pelo fato de ser um medicamento personalizado, e as mesmas nesse caso não são exigidas por lei. Mas, na ausência delas não faltarão informações, pois os rótulos possuem orientações claras e sempre haverá um farmacêutico à disposição.

Sim, pode até sair mais barato para o paciente. Quando existe a necessidade de usar vários medicamentos no tratamento da doença e seus sintomas, o médico pode associar várias drogas em uma única fórmula.

 

Tudo que faz parte do medicamento manipulado final (matérias – primas, cápsulas e embalagens) passaram por testes realizados pelos fabricantes e distribuidores. E após a chegada dos mesmos na farmácia, são submetidos a rigorosos testes no Laboratório de Controle de Qualidade por uma equipe altamente qualificada. E ao longo da produção do medicamento manipulado, são realizados outros testes de controle em processo, garantindo um produto final de qualidade.

Os mesmos órgãos que fiscalizam indústrias farmacêuticas e demais segmentos, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) juntamente com a Vigilância Sanitária local (VISA). Fiscalizando todos os setores e registros da farmácia magistral propondo medidas de melhorias e mantendo a qualidade desse setor.                                          

 

As reclamações devem ser passadas aos Farmacêuticos responsáveis, para que os mesmos façam o registro referente à reclamação, e estudem a melhor medida a ser tomada e ações preventivas.

A Farmácia Artesanal possui diversos flavorizantes (sabores) diferentes que mascaram o sabor dos medicamentos, você pode fazer a escolha de acordo com o paladar do seu filho. Tem a opção também de conversar com o medico para ser prescrito em cápsulas.

É definido por legislação que só pode ser manipulado matéria prima a qual contenha especificações do fornecedor, como lote, data de fabricação e vencimento entre outros critérios. Diante disso não podemos manipular esse o qual você tem na sua casa. Podemos verificar se na farmácia há disponibilidade do mesmo para que diante de uma atenção farmacêutica você possa fazer a compra.

Nossas Lojas

Alameda Coronel Joaquim de Bastos, 299

Setor Marista

CEP: 74.175-150 

Televendas: (62) 3181-0431


Veja mais